Pesquise neste Blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O fim do jogo Colheita Feliz / Happy Harvest

Dia 31 de Outubro de 2016... Este foi o dia escolhido pelos chineses da Elex para acabar com um dos jogos mais jogados e o mais amado de todos os tempos.
O Colheita Feliz, ou após mudar o nome, Happy Harvest, era um simulador que a gente cuidava de uma fazenda. O jogo começou na plataforma Orkut e depois foi levada ao Facebook, onde inclusive foi permitido com que os jogadores transferissem todo o avanço do jogo para a nova plataforma.

No começo a maioria das coisas eram bloqueadas e a gente ia abrindo conforme passava de nível.
No início, quando lançado, o jogo era bem simples. A gente só plantava nas terras, tratava animais e roubava vizinhos, fazendo missões iniciais e as que tinham semanalmente ou em várias datas especiais.
Colheita Feliz no Ínicio

Mais pra frente foram sendo adicionados melhorias ao jogo, como a Lagoa Feliz, Mercado das Pulgas, Ranking da Fazenda, Jardins Suspenso, Conquista da Fazenda, entre outros...
E foi em alguns destes "upgrades" que eles "erraram a mão" e decretaram o fim iminente do jogo. Facilitaram demais aos jogadores ganhar as moedas verdes, que antes eram só compradas. E eram nestas vendas de moedas que a empresa ganhava condições de manter o jogo online.
Os motivos desta perda de capital deles foram o Ranking da Fazenda e a Roleta, ambas facilitavam demais o ganho de moedas.
Prêmio por ficar entre os 50 primeiros do Ranking
Um dos prêmios da Roleta
Super prêmio da Roleta. Eram 3 por dia.
Além disso, foi implementado também um sistema de prêmios em que o jogador estava sempre ganhando moedas verdes. Tinha 1 moeda pra quem acessasse 7 dias seguidos, tinham 10 moedas pra quem acessasse 27 dias durante o mês, 1 moeda cada novo nível alcançado...
10 moedas pelo acesso de 27 dias durante o mês
Outro "tiro no pé" deles, talvez o que mais acelerou o fim do jogo foi a criação da compra e venda entre os jogadores dentro do Mercado das Pulgas. Com esta opção, os itens que antes só se comprava com moedas verdes, foram sendo passados entre os vizinhos, fazendo com que (quase) ninguém precisasse mais comprar moedas.
A venda ou doação de itens que só se conseguia com moedas verdes.
Sem a venda de moedas ou só com as pouquíssimas vendas, foram cortando o suporte, tiraram os técnicos que desenvolviam as missões, até o anúncio do fim.

O jogo exigia uma interação que ia além do jogo. Era preciso a interação entre as pessoas, para combinar as compras no mercado, combinar as vendas de 1 moeda para o ranking, entre outras. Pra isso foi muito usado as comunidades, do tempo do Orkut e depois os grupos do Facebook, onde os jogadores anunciavam o que precisavam ou o que queria vender e os amigos interessados se manisfestavam.
Nos grupos e comunidades, os membros mais experientes ajudavam aos mais novos com dicas importantes.
Eu mesmo usei muito para ajudar aos usuários com muitos ensinamentos sobre o jogo, que eram postados aqui neste blog e repassados no grupo.
Isso foi fazendo com que as pessoas acabassem interagindo cada vez mais, fazendo muitas amizades que ficaram para a vida. Há casos até de casais que se conheceram assim :)

Enfim, foi muito bom enquanto durou! Ficam as amizades! :)

Conheça o grupo:
Amigos jogadores do Facebook

Você poderá gostar também:

Símbolos e códigos para postar no Facebook e Twitter

Dicas de melhor uso do Facebook


Minha Colheita no final do jogo. Clique pra ver a imagem maior.


14 comentários:

  1. Tristeza com o fim desse jogo, ele acabou e minha fazenda se doi com mais de 3kk de moedas verdes. E nem sei mais com quantos trilhoes de moedas amarelas... Graças a um boot chamado o caseiro que facilitou a vida de quem jogava, fora que me rendeu um casamento e uma filha com ele. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Gostava do jogo, era viciante cheguei a comprar de verdade.

    ResponderExcluir
  3. Volte Colheita Feliz!!! Por favor!!!

    ResponderExcluir
  4. Nunca Esqueceremos Esse Jogo, Marcou Muita Gente
    #VoltaColheitaFeliz

    ResponderExcluir